segunda-feira, janeiro 16

A lista de convidados

A lista de convidados de um casamento sempre gera dúvidas: quem convidar, quem cortar, por isso fiz uma pesquisa com dicas e regrinhas indispensáveis para que essa fase da preparação do casamento não seja tão traumática.

Bjss...

------------------------------

Em todos os casamentos, é quase unânime o incômodo da lista de convidados. Sempre aparecem convidados novos e a lista vai aumentanto, aumentando… Seus pais insistem em convidar um velho amigo de família; seus colegas de trabalho perguntam se podem levar um acompanhante, e a lista não pára. E depois, há o dilema comum das regras de etiqueta de “ter” que convidar  um grupo de pessoas (em vez de poucos desse grupo que realmente gostaria), para que eles não se sintam ofendidos. Não sabe o que fazer? Veja algumas dicas de ter a sua lista de convidados sob controle.
Divida a sua lista em três, distribuido em 1/3 para os pais da noiva; 1/3 para os pais dos noivos e a ultima parte para os convidados dos noivos.
Retire da lista alguns amigos que você não vê há anos. Na festa você não terá chance de matar a saudade e colocar o papo em dia. Convide realmente pessoas especiais.
Não convide os colegas de trabalho, a menos que eles sejam realmente seus amigos (ou seja, que saiam de vez em quando e que seus laços se mantivessem mesmo se mudassem de profissão).
Pergunte a si mesmo: “se fulano for casar ele me convidaria para sua festa?”. Se a resposta for não, retire-o também de sua lista.

Leia mais: Dicas de como reduzir a sua lista de convidados | Noivinha Feliz http://www.noivinhafeliz.com.br/preparativos/dicas-de-como-reduzir-a-sua-lista-de-convidados.html#ixzz1jddCXaJG
------------------------------------------
Você está organizando sua festa de casamento e... o orçamento estourou. O que fazer? Passar um pente fino na lista de convidados do casamento é uma das primeiras saídas. Veja algumas dicas de como diminuir o número de convidados sem estresse: 

Use a regra dos três
Divida sua lista de convidados em três partes. Um terço deve ser sua família, um terço a família do noivo e um terço para amigos dos dois lados. Se uma das partes estiver muito desproporcional... alguém terá de ceder.

Convide todos do trabalho, ou ninguém
Uma coisa é convidar aquela sua colega de trabalho que virou melhor amiga e ninguém mais. Outra coisa é fazer panelinha: convidar dez pessoas e deixar cinco de fora. Nesse caso, se não der pra convidar todo mundo, exclua todos da lista de convidados e marquem um jantar bem informal (na sua casa, em um barzinho, pizzaria...) para você mostrar que se importa com eles e quer comemorar este momento ao lado de cada um. 

Faça uma festa sem crianças
Normalmente, crianças pagam menos do que um adulto. Mas dependendo da quantidade, elas podem pesar no bolso e fazer volume na lista de convidados. Dificilmente crianças curtem uma festa à noite, principalmente as muito pequenas. Mandar um convite de casamento só para os adultos já está bom. 

Não se sinta na obrigação
Você e seu noivo certamente estão fazendo o melhor que podem e não têm intenção de ofender ninguém, óbvio. E não vão ofender! Não é porque aquele seu colega convidou vocês para o casamento dele, que você terá de convidá-lo também. Parece estranho, mas é assim que funciona. Cada um trabalha dentro de suas possibilidades. 

Não vê há anos? Deixe de fora
Sim, e não se sinta a pessoa mais cruel da face da Terra. Você verá que muitas vezes, a única solução para não extrapolar a verba do orçamento será abrir mão de algumas coisas. E amigos distantes podem entrar na lista das “algumas coisas”. Claro que isso não vale para parentes. Certas pessoas da família, ainda que você não tenha um relacionamento próximo, devem ser convidadas. 

Converse antes de excluir alguém
Se você pretende cortar de sua lista de convidados aquele colega de trabalho de seu pai, informe sua intenção com antecedência, para não criar constrangimento de nenhum dos lados. E siga a regra de ouro: até montar sua lista de convidados definitiva (isso significa: quando os convites de casamento forem para a gráfica), o mais seguro é não falar que alguém está convidado, a não ser que haja muita certeza. 

Cuidado ao escrever o convite de casamento
Se você coloca no convite de casamento o nome do “chefe da casa” com o complemento “e família”, significa que está convidando todos que moram lá. Se o casal tem cinco filhos, significa que eles poderão aparecer na sua festa com os cinco filhos... Se quer evitar essa situação, coloque apenas o nome do casal ou da pessoa que será convidada. 

Direitos iguais, mas sem briga
Imagine a situação: a família do noivo é maior que a família da noiva. E o casal decide cortar alguns nomes de amigos da lista de convidados. Por ter a família maior, o noivo é quem deve levar menos amigos? Não é bem assim. Há de ter uma compreensão dos dois lados. Não é correto o noivo ter de abrir mão de uma pessoa querida, enquanto a noiva irá levar várias colegas que nem tanta proximidade só porque tem “crédito”. Não se trata de quem vai sair ganhando ou perdendo, e sim de como os dois podem lidar com a situação. 

Um comentário:

  1. Adorei a idéia amor, acho que será uma ótima saída para nós... Te amo muito!

    ResponderExcluir